Marquinhos Santos é o novo treinador do Londrina

Técnico alviceleste já comanda a equipe neste domingo, no duelo do Tubarão com o União de Francisco Beltrão

Marquinhos Santos é o novo treinador do Londrina
Marquinhos Santos observa a equipe no primeiro dia de trabalho no CT (Foto: Gustavo Oliveira/LEC)

A equipe principal do Londrina Esporte Clube já conta com um novo treinador. Marquinhos Santos assume o comando técnico do Tubarão, que neste fim de semana volta a atuar pelo Campeonato Paranaense. O primeiro jogo já sob o comando do técnico será neste domingo (11), às 16h, no Estádio do Café, contra o União de Francisco Beltrão.
 

Marquinhos chegou nesta quinta-feira (8) ao CT da SM Sports. Apresentado ao elenco, também já acompanhou de perto a primeira atividade dos atletas alvicelestes. Dentre elas, um treino coletivo dos jogadores reservas com o LEC Sub-19 – o time principal foi orientado na movimentação pelo coordenador das equipes de base e profissional do Londrina, Paulo Campos.

Galeria de fotos
Veja aqui as primeiras imagens de Marquinhos Santos no CT alviceleste

 

“Fiquei muito feliz com o convite. Era um desejo meu vir trabalhar um dia aqui no Londrina”, revela o novo treinador alviceleste. “O Londrina é uma equipe que se estruturou muito, que tem um modelo de gestão consolidado e que está próxima de chegar à Série A. Passou perto nos dois últimos anos. Tenho certeza de que a partir de domingo poderemos fazer uma boa história aqui no clube”, planeja.
 

Treinador conhecido por capacitar e revelar grandes talentos, Marquinhos Santos afirma que a política do clube de mesclar jovens talentos com atletas mais experientes o agrada. “Me agrada muito e busco esse tipo de formação para minhas equipes”, frisa. Destaca ainda o trabalho dos seus antecessores Cláudio Tencati e Ricardinho para o projeto que irá ele assumir a partir de agora.

MarquinhosSantos_Londrina_08-03-2018_Foto_GustavoOliveira_02_
O treinador alviceleste conversa com o meio-campo Dudu durante a movimentação de hoje no CT
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube

 

“Quando estive aqui em 2013 e enfrentei o Londrina, vi a força da torcida maravilhosa do time no Estádio do Café lotado. Foi algo que me marcou muito”, relembra Marquinhos, à época no Coritiba, e que agora espera contar com esse apoio. “Enxergo este momento como uma oportunidade. Fazer, por exemplo, a história que o Tencati fez, ninguém faz. A história dele já está escrita e ninguém apaga. Mas agora é dar continuidade a ela”, encerra.
 


Marquinhos Santos
Nome: Marcos Vinícius Santos Gonçalves
Data de nascimento: 24/05/1979 (38 anos)
Cidade em que nasceu: Santos/SP

 

Equipes principais que comandou:
2018: Londrina
2018: Paysandu
2017: Paysandu
2017: Fortaleza
2017: Figueirense
2016: Figueirense
2016: Fortaleza
2015: Coritiba
2014: Coritiba
2014: Bahia
2013: Coritiba
2012: Coritiba

 

Neste período, acumulou 255 jogos. Venceu 111 e empatou 64.
 

Conquistas:
2016: Campeão do Campeonato Cearense com o Fortaleza
2014: Campeão do Campeonato Baiano com o Bahia
2013: Campeão do Campeonato Paranaense com o Coritiba

 

Carreira
Marquinhos Santos começou no futebol como jogador, na base do Santos FC. Profissionalizou em 1996. Atuou ainda aqui no Estado e  fez a Faculdade de Educação Física da Universidade Campos de Andrade, de Curitiba. A dedicação aos estudos também lhe rendeu uma especialização de treinamento esportivo na Universidade Gama Filho.

 

Aos 20 anos de idade, deixou os gramados para exercer a habilidade de conduzir as equipes à beira das quatro linhas. Foi auxiliar técnico do Fanático FC, equipe profissional de Campo Largo, que disputou a segunda divisão estadual.
 

Em 2004, agora como treinador nas escolinhas do Atlético Paranaense, começou a trilhar um caminho que o tornou responsável pela revelação de grandes talentos do futebol brasileiro. Em 2009, já era o técnico dos juniores do Furacão.
 

Capacitar e revelar talentos sempre foi o forte do treinador, que com a equipe rubro-negra curitibana chegou à decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2009.
 

Em 2010, Marquinhos Santos assumiu os juniores do Coritiba. E já no primeiro ano, conquistou a Taça BH de Futebol Júnior na decisão contra o antigo clube.
 

Nesse período, também passou a ser o treinador da Seleção Brasileira Sub-15 e Sub-17. Em 2012, levantou com os brasileiros a taça da Copa América e do Sul-Americano Infantil.
 

A estreia como treinador em equipes principais foi em 2012, no Coritiba. Fez história no time alviverde, clube com o qual conquistou o Campeonato Paranaense de 2013, além de acumular boas campanhas nas competições nacionais.
 

Em duas passagens pelo Alto da Glória (2012-2013 e 2014-2015), acumulou 120 partidas e se tornou um dos dez técnicos que mais dirigiram o clube coxa-branca. Passou ainda por Bahia (2014), Fortaleza (2016 e 2017), Figueirense (2016-2017) e Paysandu (2017-2018) antes de chegar ao Londrina. 

Autor: Gustavo Oliveira/ Assessoria de imprensa LEC

Voltar à página anterior

DEIXE SEU COMENTARIO