Tencati anuncia saída do Londrina; Ricardinho é o novo treinador para a próxima temporada

Anúncio ocorreu em coletiva realizada nesta quinta-feira (23) no CT da SM Sports

Tencati anuncia saída do Londrina; Ricardinho é o novo treinador para a próxima temporada
Tencati, Sérgio Malucelli e Ricardinho durante o anúncio no CT da SM Sports (Foto: Gustavo Oliveira/LEC)

Foi uma cerimônia especial, à altura que a ocasião pedia. Muito diferente da maioria da troca de treinadores que se vê por aí. Depois de quase sete temporadas no comando da equipe principal do Londrina Esporte Clube, o técnico Cláudio Tencati anunciou sua despedida do Alviceleste. À frente das mesmas câmeras, olhares e microfones, o técnico Ricardinho foi apresentado e passa a conduzir o time londrinense em 2018.
 

O anúncio foi feito em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (23), no CT da SM Sports. Ocasião em que o sentimento de amizade e gratidão pelo período em que Tencati no Tubarão predominaram. Uma parceria que fez do treinador o mais longevo no cargo no futebol brasileiro. No duelo contra o Vila Nova neste sábado (25) em Goiânia, ele vai completar 270 jogos pelo LEC.

TV LEC: Assista aqui à entrevista coletiva que anunciou a saída de Tencati e deu as boas-vindas a Ricardinho 

 

Partidas que também renderam conquistas. Já em 2011, levou o time ao título da Divisão de Acesso do Paranaense e de volta à elite estadual. Nela, faturou o Estadual de 2014. Levantou outras quatro taças do Interior (2013, 2015, 2016 e 2017). Escalou com o LEC da Série D do Campeonato Brasileiro até a Série B. Em 2017, conquistou a Copa da Primeira Liga.

Coletiva_despedida_Tencati_23-11-2017_FotoGustavo OliveiraLEC
Entrevista coletiva com o gestor Sérgio Malucelli, Cláudio Tencati e Ricardinho
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube

 

“Estamos ‘demitindo’ o Tencati porque ele não conquistou quase nada”, brincou o presidente da SM Sports e gestor do Londrina Esporte Clube, Sérgio Malucelli ao falar do assunto na abertura da coletiva. Disse, claro, muito em agradecimento ao treinador, que virou um verdadeiro amigo desde que ambos começaram a trabalhar juntos, ainda no Iraty, em 2009.
 

“Agradeço primeiramente a Deus, pelo sucesso que Ele me proporcionou aqui ao longo dessa caminhada”, começa Tencati. “Agradeço ao Sérgio [Malucelli], por acreditar no meu trabalho e naquilo que eu poderia fazer aqui e por ter me dado condições de trabalho. Ao Londrina também, porque é um time de camisa. À comissão técnica e a todos os demais envolvidos”, continua.
 

Tencati não comentou qual será o próximo desafio da carreira. É possível que seja até um clube no exterior pelo que adiantou. “Tem coisas em andamento, mas nada em concreto ainda”, afirma o treinador. “Senti que chegou o momento de me projetar e conhecer esse mercado. O que eu vivi aqui no Londrina é totalmente diferente da realidade dos outros clubes. Então, preciso entender isso até para que eu possa amadurecer e crescer”, justificou quanto à tomada da decisão em sair.
 

ClaudioTencati_Londrina_coletiva_despedida_23-11-2017_FotoGustavo OliveiraLEC02
Homenagens: Tencati exibe a placa que recebeu pelo período de parceria com a SM Sports e com o LEC
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube

Esta é a primeira vez que a equipe principal do Londrina passará a ter um novo treinador desde que a SM Sports assumiu a gestão do clube. E tanta história assim não poderia passar em branco. Além da coletiva que marcou a “transferência do cargo”, Tencati recebeu ainda algumas homenagens do clube. Dentre elas, uma placa de agradecimento. Também vai usar uma camisa especial neste sábado (25), a mesma que estava usando na coletiva, que traz um “Obrigado, Tencati”.
 

O otimismo também esteve presente na mesma coletiva quanto à chegada do novo treinador. Aliás, Ricardinho também ganhou uma camisa parecida à de Tencati, mas com as boas-vindas ao novo desafio. Aos 40 anos de idade, o ex-jogador de duas Copas do Mundo (2002 e 2006) com a Seleção Brasileira vai para o oitavo clube da carreira como técnico.
 

“Depois de muitos anos no futebol, me sinto privilegiado de participar de uma situação como essa”, destacou Ricardinho quanto à ‘transferência’ do cargo que reuniu numa mesma mesa o antigo, o atual treinador e o gestor do clube. “Estava esperando por uma oportunidade para que eu tivesse condição de realizar um bom trabalho. E isso veio de acordo com o convite que o Sérgio [Malucelli] me fez”, acrescentou.
 

“O Londrina hoje é uma grande realidade do futebol brasileiro”, continuou Ricardinho, que iniciou a carreira como técnico em 2012, no Paraná Clube. Passou pelo clube da capital novamente em 2014, além de Ceará (2013), Avaí (2013), Santa Cruz (2015), Portuguesa (2016) e Tupi (2016). “Os clubes de sucesso estão pautados a esse tipo de gestão. Sei muito bem a cobrança que teremos aqui. Vou procurar dentro da minha concepção e filosofia de trabalho aproveitar muito do que o Tencati está deixando para darmos continuidade ao sucesso que ele teve aqui no clube”, completou.

Ricardinho_Londrina_23-11-2017_FotoGustavo OliveiraLEC03
Ricardinho: "O Londrina é uma grande realidade do futebol brasileiro"
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube

 

Ricardinho viaja nesta sexta-feira (24) com a delegação a Goiânia, onde o Tubarão encerra a participação na Série B do Campeonato Brasileiro às 17h30 deste sábado, no Estádio Serra Dourada. Vai acompanhar a partida dos camarotes do estádio. A estreia dele à beira do campo será em 21 de janeiro, quando o LEC enfrenta o Foz do Iguaçu pela primeira rodada do Campeonato Paranaense de 2018. A pré-temporada visando a competição começa no dia 2 de janeiro. 

Autor: Gustavo Oliveira/ Assessoria de imprensa LEC

Voltar à página anterior

DEIXE SEU COMENTARIO