Londrina Esporte Clube esclarece a respeito de acusações de cerceamento do acesso à imprensa
Caro torcedor alviceleste,
Em virtude do que foi mencionado nos últimos dias por alguns profissionais que trabalham em alguns veículos de comunicação da cidade de Londrina, o Londrina Esporte Clube vem a público para esclarecer o seu fiel torcedor, amigos e parceiros.
Ao contrário do que foi pronunciado por alguns desses profissionais, deixamos claro que não é e nunca será da natureza do clube qualquer tipo de cerceamento ao legítimo trabalho jornalístico. Este, aliás, será sempre bem-vindo às nossas dependências e encontrará aqui sempre portas abertas.
Entendemos, assim como a grande maioria da nossa sociedade, que a imprensa tem um papel fundamental na construção de um mundo melhor. Tem um papel de investigar e mostrar a verdade ao cidadão. Doa a quem doer. De trabalhar para que a informação de qualidade seja lida, ouvida, vista e sentida.
O Londrina Esporte Clube teve acesso a uma informação grave. Primeiramente, passamos ao nosso Departamento Jurídico para que pudesse tomar, assim como está fazendo, os trâmites necessários dentro da Lei. E inclusive nos resguardando juridicamente para em seguida repassarmos o arquivo aos veículos de imprensa para que pudessem ter conhecimento do assunto.
O assunto aborda um áudio de um ex-jogador nosso, que também esteve no Figueirense Futebol Clube durante a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B do ano passado. Na conversa, o atleta afirma que foi orientado pela agremiação florianopolitana a assinar um documento apenas com o intuito de livrar o FFC de uma punição. O áudio é a gravação de uma conversa telefônica.
A gravação deixa clara a atitude do nosso adversário e destaca a gravidade do caso, conforme já deixamos explícito nos autos do processo 409/2019 protocolado junto à Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. E por conta desse não cumprimento do regulamento, nos convém dizer que o FFC foi beneficiado perante os demais 19 participantes do último Campeonato Brasileiro da Série B. Como já enfatizamos anteriormente, acreditamos na Justiça. E neste caso em específico, ela seria bem-vinda para o bem do esporte brasileiro.
Sobre o arquivo em questão com a gravação do áudio, repassamos primeiramente a alguns profissionais que frequentam as nossas coletivas de imprensa. Depois, encaminhamos a demais veículos de imprensa locais.
Imediatamente, deixamos claro que o LEC não queria tomar partido do trabalho jornalístico de ninguém. Nem “obrigamos” nenhum veículo de comunicação a publicar esse áudio. Reservamo-nos ao lugar de parte envolvida, fora dessa abordagem.
Respeitamos o papel da imprensa. E não queremos ser ajudados. Não temos veículos de imprensa “amigos”, conforme grifou um outro profissional aqui da cidade. Nós queremos apenas que a verdade apareça. É isso que nos basta e cremos que é o que basta ao nosso público também.
Mas para nosso espanto, apenas três veículos de imprensa da cidade se propuseram a fazer o trabalho jornalístico de apurar com isenção, de entrar em contato com todas as partes envolvidas e levar um assunto sério a conhecimento do público: Rádio Brasil Sul, Rádio CBN e Rede Massa. Os demais veículos de comunicação locais simplesmente ignoraram o tema.
É por esse motivo que preferimos, momentaneamente, fechar nossas entrevistas coletivas antes das nossas partidas. Prática que alguns clubes do futebol brasileiro e europeu já fazem com sucesso e que passaremos a experimentar momentaneamente. Em contrapartida, deixamos claro que continuaremos a analisar os pedidos de entrevistas de exclusivas que nos chegarem.
Também não deixaremos nossos torcedores sem acesso ao dia a dia do clube. Dentre os nossos projetos será o fortalecimento constante a partir de agora dos canais oficiais do clube. Também queremos passar a ter um relacionamento mais perto de você, torcedor, sem intermediários.
Tanto que já vamos abrir ao público o treino da nossa equipe principal, previsto para as 15h45 desta sexta-feira (31), no Estádio do Café. Sua entrada será de graça, torcedor! E você poderá fazer isso pelos portões das cadeiras cativas. Vá e leve a sua família inteira! Dê aquele incentivo ao nosso time para o difícil desafio contra o Coritiba.
E neste momento, fica aqui a nossa crítica sobre como alguns profissionais de comunicação se proclamam como porta-vozes de toda a imprensa, de como alguns veículos de comunicação se intitulam como a “voz” do Londrina Esporte Clube. Alguns têm até mesmo a pretensão em afirmar que são “voz” do nosso torcedor.
Não. Vocês não são. Estamos em uma democracia. O nosso torcedor tem voz, a dele mesmo. E o Londrina Esporte Clube estará sempre atento a ouvir cada torcedor do clube, um a um. E faremos de tudo, seja por meio dos canais oficiais do clube ou por meio dos grandes jornalistas, que continuam sendo a grande maioria, a levar, de forma clara e precisa, tudo sobre o Tubarão a todos aqueles que são apaixonados pelas nossas cores.
Londrina Esporte Clube e SM Sports