Medida cumpre recomendação do Ministério da Saúde com relação à pandemia do Coronavírus, que destaca que os jogos de futebol se enquadram em eventos de massa e são eventos potenciais para proliferação do vírus
A Federação Paranaense de Futebol comunicou na tarde desta sexta-feira (13) que a 11ª rodada do Campeonato Paranaense será realizada com portões fechados. Desta forma, a partida em que a equipe principal do Londrina Esporte Clube recebe o Operário neste domingo (15), às 16h, no Estádio do Café, não terá presença de público.
A medida segue recomendação do Ministério da Saúde, uma vez que as partidas de futebol são consideradas eventos de massa, que envolvem uma grande aglomeração de pessoas, e ambiente potencial para a proliferação do vírus COVID-19 (Coronavírus), considerada já pandemia pela Organização Mundial da Saúde.
INGRESSOS ADQUIRIDOS
Os torcedores que fizeram a aquisição do ingresso antecipado para a partida terão direito ao ressarcimento do valor investido na compra do bilhete. A devolução integral do dinheiro será feita a partir desta segunda-feira (16) até sexta-feira (20) no posto de venda em que o torcedor fez a compra do ingresso. Veja aqui a lista dos postos de venda.
O torcedor terá ainda a opção de permanecer com o ingresso deste jogo e utilizá-lo normalmente a próxima partida do Tubarão em casa. Claro, desde que a partida também seja liberada para a entrada do torcedor.
Já ao torcedor que adquiriu o Passaporte Galera Tubarão, ele também poderá entrar normalmente na próxima partida do Tubarão em casa desde que ela, claro, seja liberada para a entrada do torcedor.
CORTESIAS
Os contemplados com ingressos de cortesias de parceiros e patrocinadores do clube também não vão poder acessar o Estádio do Café no jogo deste domingo. Essas entradas ficam automativamente válidas para a próxima partida do LEC em casa, desde que esta também seja liberada para a entrada do torcedor.
ORIENTAÇÕES AO PÚBLICO
O Londrina Esporte Clube informa que apenas atletas e membros da comissão técnica das duas equipes envolvidas com o jogo, trio de arbitragem e representantes da FPF, além de profissionais de imprensa, de segurança e manutenção do estádio, todos devidamente credenciados, terão acesso ao local da partida apenas para a realização do evento.
Dessa forma, o clube gentilmente orienta que os torcedores evitem aglomerações e evitem a região do Estádio do Café durante o evento. Qualquer tentativa de acesso forçado e não autorizado às dependências da praça esportiva será repassada às autoridades.
ACOMPANHE AO VIVO!
O torcedor alviceleste poderá acompanhar todos os detalhes de #LondrinaOperário em tempo real aqui mesmo no Site Oficial do LEC, que vai transmitir o jogo lance a lance.
Após a partida, você confere ainda os vídeos com os gols e melhores momentos, além das entrevistas pós-jogo, também aqui no nosso site!
PROTEJA-SE
Conforme orienta o Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, o LEC recomenda que seus torcedores tomem o máximo cuidado e repasse as medidas preventivas aos familiares e amigos.
Lembramos algumas delas:
1. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
2. Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
3. Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
4. Não compartilhar objetos de uso pessoal;
5. Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
6. Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
7. Deslocamentos/viagens não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
8. Quem viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), além de evitar a circulação em mercados de animais e seus produtos.
Quais os sintomas do Coronavírus?
Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
1. Febre;
2. Tosse;
3. Coriza;
4. Dificuldade para respirar.
O que fazer em caso de sintomas?
Assim que surgirem os primeiros sintomas, o paciente deve procurar o serviço de saúde mais próximo da sua residência. O profissional vai avaliar se os sintomas podem indicar alguma probabilidade de infecção por coronavírus, além coletar material para diagnóstico e iniciar o tratamento.
A infecção apresenta manifestações clínicas parecidas com as de outros vírus e não existe tratamento específico para infecções por coronavírus até o momento. Dessa forma, no caso do novo coronavírus é indicado:
1. Repouso;
2. Hidratação (ingestão de bastante água e líquidos);
3. Medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como: uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos); uso de umidificador no quarto; tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.
4. Pacientes com sintomas mais intensos podem ser hospitalizados. A definição compete ao médico responsável.
O coronavírus pode matar?
O óbito pode ocorrer em virtude de complicações da infecção, como por exemplo, insuficiências respiratórias. Os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde indicam taxa de letalidade de 2 a 3% dos casos confirmados.
Para mais informações:
Ministério da Saúde
Secretaria de Saúde do Estado do Paraná
Prefeitura do Município de Londrina
*Texto com informações de Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e Prefeitura do Município de Londrina.