Confira como era o Estado paranaense na época da conquista da Taça de Prata
Vamos voltar 40 anos na história, chegar no ano de 1980, uma data marcante para o futebol londrinense, para a cidade de Londrina e para todo o Estado do Paraná. Neste ano, o Londrina Esporte Clube conquistou a Taça de Prata, sendo o primeiro título a nível nacional de um clube paranaense. Você lembra o que aconteceu na época? O Londrina Esporte Clube irá relembrar alguns fatos!
Confira como era o Estado do Paraná em 1980:
Situação do Estado
O Paraná em 1980 era o segundo Estado mais populoso do Sul do Brasil, onde tinha 7.629.392 habitantes segundo dados do IBGE, sendo a capital Curitiba a principal cidade do Estado.
O Paraná sempre se fortaleceu da sua força do agronegócio, até meados dos anos 70, o norte paranaense era o principal polo de café no Mundo. Após a geada, os paranaenses buscaram soluções para manter o agronegócio como um ponto forte a nível nacional e mundial.
Em 1980, a colheita de soja atingiu seu recorde até então, chegando aos 2.079Kg por hectare, maior que toda produção dos Estados Unidos até o momento. 57% da produção de trigo nacional vinha do Paraná.
O governador em 1980 era Ney Braga, que havia entrado para o governo paranaense no ano anterior e ficou até 1982.
Visita do Papa
Em 1980, o Papa João Paulo II visitou a capital paranaense por dois dias. Com grande influência da colonização polonesa no Paraná, o Papa polonês Karol Wojtyla visitou a capital paranaense, onde foi recebido por uma multidão e também foi recebido com descendentes de seu país.
No segundo dia da visita, o pontífice celebrou uma missa no Centro Cívico para um público estimado de 700 mil pessoas.
Municípios
Em 1980, o Estado do Paraná contava com um total de 290 municípios em todo seu território, 109 cidades a menos que em 2019. Entre os municípios que foram criados após 1980, estão cidades como: Fazendo Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba; Sarandi, cidade vizinha a Maringá; Santa Terezinha de Itaipu, na região de Foz do Iguaçu; Pontal do Paraná, no litoral paranaense; Mauá da Serra e Tamarana, cidades próximas à Londrina.
Grandes obras
A Usina Hidrelétrica de Itaipu, ainda estava em fase de construção em 1980. A obra só foi finalizada dois anos depois. Um dos pontos turísticos do Estado do Paraná em 1980, as Sete Quedas ainda podiam ser visitadas no ano em que o Londrina foi campeão da Taça de Prata.
Dois anos depois, em decorrência da finalização da obra de Itaipu, se formou um grande lago no Rio Paraná e as Sete Quedas desapareceram.