Determinação partiu do prefeito Marcelo Belinati após recomendação do MP. Clubes foram notificados quando as delegações já seguiam para o estádio
Não houve jogo no Estádio do Café. Na noite deste sábado (27), a equipe principal do Londrina Esporte Clube enfrentaria o Maringá FC pela rodada de abertura do Campeonato Paranense de 2021. A partida começaria às 19h15. Mas foi impedida de ser realizada após decreto assinado pelo prefeito Marcelo Belinati e pelo diretor superintendente da Autarquia Municipal de Saúde do município, Carlos Machado.
Devido à pandemia causada pela Covid-19, o jogo seria realizado sem a presença de público. Inclusive, o estafe das duas equipes e do estádio, além de atletas, profissionais de imprensa e da arbitragem só puderam acessar o local da partida após comprovação por meio de testagem que comprovasse a não-presença do novo coronavírus.
O jogo seria mostrado ao vivo pela TV LEC, que já havia providenciado toda estrutura de transmissão desde o início da manhã do mesmo dia. E quando as duas equipes já se dirigiam para a partida e se acercavam do Estádio do Café, foram notificadas pelo poder público de que o jogo fora cancelado.
Delegação londrinense chega ao Estádio do Café para a partida, que não aconteceu
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube
ENTENDA O CASO
Na última sexta-feira (27), o governador Ratinho Junior determinou um rigor maior quanto às medidas de controle devido ao avanço do novo coronavírus. No Decreto 6983, estabeleceu-se que a população fique recolhida em isolamento social entre às 20h e 5h da manhã entre 27 de fevereiro e 8 de março.
Estabelecimento comerciais, setores da indústria e atividades não essenciais também ficam fechados no período.
A decisão do governo do estado poderia ou não ser seguida pela municipalidade. Isto porque, em abril de 2020, o Superior Tribunal Federal (STF) determinou que estados e municípios têm autonomia para tomar as medidas que acharem necessárias para combater o novo coronavírus, como isolamento social, fechamento do comércio e outras restrições.
Mesmo com o decreto estabelecido pelo governo do estado, a rodada de abertura do Paranaense 2021 foi mantida pela Federação Paranaense de Futebol. Exceção feita ao jogo entre FC Cascavel e Paraná Clube, também previsto para este sábado (27). Ainda na sexta-feira (26), ambos os clubes foram informados da não-realização do jogo após recomendação do Ministério Público acatada pela Prefeitura Municipal de Cascavel por meio de sua Secretaria de Saúde.
O executivo de futebol Germano conversa com o elenco após a confirmação de que não haveria partida
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube
Em Londrina, essa decisão chegou mais tarde, quase na hora do pontapé inicial para o jogo. Chegou quando os ônibus dos times londrinense e maringaense já se deslocavam para o Estádio do Café. Veio após recomendação da promotora Susana Broglia Feitosa Lacerda, do Ministério Público. Recomendação que foi acatada pela Prefeitura Municipal de Londrina às 16h44. A assinatura digital do Município, às 17h21.
“Fico entristecido pela maneira como a situação foi conduzida”, afirmou o gestor de futebol do Londrina Esporte Clube, Sergio Malucelli. “Foi uma falta de respeito com o Londrina, com o Maringá e com os torcedores. O decreto do governador saiu na sexta-feira. No mesmo dia, já se soube em Cascavel que o jogo do dia seguinte não seria realizado. Aqui, soubemos apenas no dia da partida. É um absurdo o que fizeram”, lamentou.
“Recebemos a notícia quando estávamos no caminho para o Estádio do Café”, revelou o presidente do Maringá FC, Joao Vitor Mazzer. “Ficamos perplexos com o horário em que saiu a decisão. Por isso optamos em seguir viagem para ver mesmo se não teria jogo. Não acreditávamos que um jogo seria cancelado tão em cima da hora. Toda a operação de jogo estava aqui. Um ambiente muito seguro e restrito. Acredito que foi até um desrespeito com com muito mais segurança do que muitos outros segmentos que estão podendo funcionar durante este lockdown”, completou.
Sergio Malucelli e João Vitor Mazzer na sala de imprensa do Estádio do Café
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube
VIATURA DA GUARDA MUNICIPAL INVADE O GRAMADO
Já no Estádio do Café, londrinenses e maringaenses deram sequência aos protocolos e procedimentos pré-jogo. Ambas as equipes chegaram a ir ao gramado para o trabalho de aquecimento, enquanto as diretorias entravam em contato com os representantes do poder público e da Federação Paranaense de Futebol, buscando entender a decisão e encontrar um desdobramento diferente.
Mas não houve solução. Partida cancelada, logo as duas equipes voltaram aos vestiários e já se preparavam para deixar o estádio. Momento em que coincidiu com a chegada de viaturas da Guarda Municipal de Londrina ao Estádio do Café. Uma delas inclusive invadiu o gramado, o que causou um princípio de tumulto e certamente gerou uma despesa à própria administração municipal, já que estacionou sobre um dos bicos de irrigação do estádio e comprometeu a peça. Além, claro, de danificar o gramado.
Viatura da Guarda Municipal de Londrina dentro de campo no Estádio do Café
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube
COMO FICA
A partida entre Londrina e Maringá será remarcada para uma nova data, ainda a ser definida pela Federação Paranaense de Futebol. O Tubarão analisa ainda os detalhes do decreto municipal (253/2021), para programar a agenda de treinos do time principal e da categoria de base, que disputa em março a Copa do Brasil Sub-20.
A partida do Alviceleste contra o Paraná Clube, prevista para as 17h40 da terça-feira (2), em Curitiba, também está adiada já que a prefeitura da capital também aderiu ao lockdown e passou a proibir as partidas de futebol profissional também.
Ainda de acordo com o decreto na cidade de Londrina, a partida entre o LEC e o Azuriz, válida pela terceira rodada e prevista para as 16h de domingo (7) no Estádio do Café, não poderá ser realizada.
Presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Marcelo Oguido, conversa com soldados da Guarda Municipal
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube
COMO OS TIMES ESTAVAM ESCALADOS PARA O JOGO
Após quatro semanas de preparação, o técnico Silvinho escalou um time que teria as estreias do lateral-direito João Carlos, do lateral-esquerdo Luiz Henrique e do volante Jean Henrique. De volta ao clube após uma temporada de empréstimo a Ponte Presta e CRB, o atacante Safira também iniciaria o jogo no time titular.
O lateral-direito João Carlos, um dos jogadores que fariam a estreia pelo Tubarão
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube
Ficha técnica:
27 de fevereiro de 2021, sábado
LONDRINA x MARINGÁ FC [Jogo adiado]
Campeonato Paranaense | 1ª rodada
Local: Estádio do Café, em Londrina/PR
Início: 19h15
Condições meteorológicas: chuva. Temperatura: 23ºC
Público e renda: portões fechados devido à pandemia causada pela Covid-19
Árbitro: Lucas Paulo Torezin/PR
Assistentes: Luciano Roggenbaum/PR e bruno Fernando Aparecido Rohling/PR
Quarto árbitro: Fábio Marcos Zoccante/PR
LONDRINA
01. Dalton
02. João Carlos
03. Willian Correia
04. Marcondes ©
05. Jean Henrique
06. Luiz Henrique
07. Douglas Santos
08. Matheus Bianqui
09. Safira
10. Adenílson
11. Victor Daniel
Técnico: Silvinho
Suplentes:
12. Alan, 13. Zé Pedro, 14. Luan Marchiori, 15. Lucas Costa, 16. Hélder, 17. Felipe Camillo, 18. Romisson, 19. Carlos Henrique, 20. Thiago Henrique, 21. Danilo, 22. Wilker e 23.Uelber.
MARINGÁ FC
01.Caio
21.Nhayson
03.Rafael Castro
04.Vilar
16. Gui Alves
15. Parrudo
05.Cazonatti
06.Sheldon
07.Mirandinha
29.Vinícius
09.Murilo Magno
Técnico: Marcos Soares
Suplentes:
12.Lucas Silva [goleiro], 08.Queven, 10.Bassani, 13.Aquila, 14.Thiago Silva, 17.Renê, 18.Patrikão, 19. Gui Sales, 22.Marcello [goleiro], 26.Brito, 27. Cássio e 28. Gustavo Silva.