Treinador do LEC Sub-20 conduz o time principal londrinense enquanto diretoria alviceleste trabalha na contratação de um novo técnico
A equipe principal do Londrina Esporte Clube será comandada interinamente por Edison Borges, atual treinador do Tubarão Sub-20. Borges assume momentaneamente a função após alterações ocorridas no comando técnico do elenco profissional na tarde de domingo (21).
Edison Borges inclusive já comandou o time principal alviceleste na tarde desta segunda-feira (22), no CT da SM Sports. Expediente que contou com exercícios de recuperação física aos atletas que atuaram mais de 45 minutos contra o Cianorte e treino técnico-tático ao restante do elenco.
Sem jogo confirmado pelo Campeonato Paranaense, o LEC terá a semana dedicada aos treinos. Mais duas sessões estão previstas para esta terça-feira (23), novamente no CT. Enquanto o grupo trabalha sob o comando de Edison Borges, a diretoria do clube viabiliza a contratação de um novo treinador para o time profissional.
Os preparadores físicos João Carlos Ruiz e Luiz Fernando Ramos continuam no time principal. Edson Sabiá segue como preparador de goleiros. Não há outras mudanças nas posições de estafe do elenco.
Os volantes Luan Marchiori e Jean Henrique durante o treino desta segunda-feira no CT
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube
EDISON BORGES
Edison Luiz Ferreira Borges tem 55 anos de idade. Natural de Curitiba, é formado em Educação Física pela Universidade Tuiuti do Paraná. Mas a história com o futebol ainda na infância, nas divisões de base do Coritiba.
Edison começou a carreira como jogador de futebol no time do bairro Alto da Glória, em 1985. Atuou também no futebol da Colômbia, do Uruguai e da Arábia Saudita antes de encerrar a carreira como atleta no Rio Branco de Paranaguá, em 1995.
A primeira experiência como treinador foi em escolas de futebol da capital paranaense entre 1997 e 1999. Daí em diante, a carreira decolou. Campeão estadual infantil com o Atlético Paranaense e de juniores com o Coritiba, clube este pelo qual ainda chegou a uma decisão de Copa São Paulo.
Promovido a auxiliar técnico a equipe principal do Coritiba, conquistou entre 2006 e 2014 seis estaduais e um Brasileiro Série B. Foi técnico interino do time coxa-branca em oito oportunidades. Como treinador, dirigiu ainda os times principais do Rio Branco de Paranaguá (2005), do Foz do Iguaçu FC (2013) e do Juventus-SC (2015).
Como auxiliar técnico, já passou por outras oito equipes pelo país. A maioria delas, fazendo dupla ao lado do técnico Marquinhos Santos. Em uma das passagens, ambos estiveram juntos no Londrina, em 2018.
Edison Borges na função de auxiliar técnico do time principal, em 2018
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube (24-04-2018)
Recentemente, Edison Borges estava no Coritiba. Desde novembro de 2020, era o treinador do time de juniores da equipe curitibana e auxiliava a comissão técnica do time principal.
Voltou ao Londrina no início de março, quando assumiu a função de treinador do LEC Sub-20.