O mastologista Thiago Astorga Martins fala sobre o paciente deve procurar um mastologista
Estamos no mês de outubro e o Londrina Esporte Clube traz uma série com sete episódios falando sobre assuntos relacionados ao Outubro Rosa, campanha na prevenção ao Câncer de Mama. Nesses sete episódios em parceria com a Clínica Cen, conversamos com o mastologista Thiago Astorga Martins. O quinto episódio vai abordar o momento que se deve procurar o mastologista.
Quando o paciente deve procurar um mastologista?
Mastologista é o profissional especializado em alterações e doenças das mamas, que podem ser benignas ou malignas. Ou seja, o mastologista não trata apenas de câncer de mama. Mas ele é o profissional que conhece profundamente esta estrutura das mamas, especialmente das mamas femininas. Estrutura que é complexa e exige um alto grau de especialização.
Para que um médico possa usar o título de mastologista, ele precisa além da formação em medicina, já ter especialização em cirurgia geral ou ginecologia e obstetrícia. Só depois ele poderá fazer a residência, de dois anos, em mastologia.
Ou seja, a qualquer sintoma, histórico médico ou alteração nas mamas - e isso inclui pacientes homens - um mastologista deve ser consultado.
Confira o quinto episódio com a TV LEC:
Não viu os primeiros episódios da série Outubro Rosa? Clique AQUI para ver o primeiro episódio, AQUI para ver o segundo episódio, AQUI para ver o terceiro episódio e AQUI para ver o quarto episódio!