O mastologista Thiago Astorga Martins fala sobre como a mulher pode manter a vigilância das mamas
Estamos no mês de outubro e o Londrina Esporte Clube traz uma série com sete episódios falando sobre assuntos relacionados ao Outubro Rosa, campanha na prevenção ao Câncer de Mama. Nesses sete episódios em parceria com a Clínica Cen, conversamos com o mastologista Thiago Astorga Martins. O sétimo e último episódio vai abordar como a mulher pode manter a vigilância das mamas.
Como a mulher pode manter a vigilância das mamas?
Antigamente, o que era chamado do autoexame das mamas foi substituído por Vigilância das Mamas. Para as mulheres que não tem nenhuma queixa, é importante que ela saiba qual o aspecto da sua mama.
A mulher tendo familiaridade com a própria mama, vai permitir que caso em algum momento ela tenha alguma alteração, ela pode de certa maneira detectar isso de forma precoce e procurar ajuda me maneira precoce.
O que os médicos mastologistas pedem, que uma vez por mês, a paciente chegando antes do banho ou em algum momento específico, ela apalpar as mamas, avaliar e ver se existe alguma alteração ou suspeita. E lembrar, que mesmo que não haja nenhuma alteração suspeita, o indicado é a partir dos 40 anos, a paciente procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o seu médico mastologista ou o seu ginecologista, para fazer o seu exame anual de mamografia.
Confira o sétimo e último episódio com a TV LEC:
Não viu os primeiros episódios da série Outubro Rosa? Clique AQUI para ver o primeiro episódio, AQUI para ver o segundo episódio, AQUI para ver o terceiro episódio, AQUI para ver o quarto episódio, AQUI para ver o quinto episódio e AQUI para ver o sexto episódio!