O urologista André Sorgi Macedo fala sobre os sintomas do Câncer de Próstata
Estamos no mês de novembro e o Londrina Esporte Clube traz uma série com seis episódios falando sobre assuntos relacionados ao Novembro Azul, campanha na prevenção ao Câncer de Próstata. Nesses seis episódios em parceria com a Clínica Cen, conversamos com o urologista André Sorgi Macedo. O terceiro episódio irá abordar os sintomas causados pelo Câncer de Próstata.
Quais os sintomas do Câncer de Próstata
Durante toda a nossa vida, nosso corpo passa por um fenômeno que chamamos de renovação celular. Ou seja, as células vivem um tempo, morrem e são substituídas. Porém, quando as células apenas se multiplicam, sem que ocorra a “morte” das mais antigas, temos a formação de um tumor, que pode ou não ser benigno.
Sendo assim, é a partir dessa multiplicação desordenada de células que surgem os cânceres, inclusive o de próstata.
Em estágios iniciais, o câncer de próstata não dá sinais, o homem não sente qualquer sintoma. Como ter um diagnóstico nessa fase é essencial para um bom prognóstico, o acompanhamento médico é a melhor forma de evitar o avanço da doença e aumentar as chances de cura ou controle.
Quando a doença dá sinais, significa que está nume estágio mais avançado. São eles: vontade frequente de fazer xixi, inclusive acordando para ir ao banheiro; o jato pode ficar fraco ou interrompido; há a possibilidade de aparecer sangue na urina e no sêmen; e o paciente pode sentir dor ao fazer xixi, além de ter disfunção erétil.
Por isso, não espere ficar doente para procurar um urologista!
]
Confira o terceiro episódio com a TV LEC:
Não viu os primeiros episódios da série Novembro Azul? Clique AQUI para ver o primeiro episódio e AQUI para ver o segundo episódio!