A endocrinologista Júlia Morales fala sobre o diagnóstico do Diabetes através dos sinais e sintomas
Estamos no mês de novembro e o Londrina Esporte Clube traz uma série com cinco episódios falando sobre assuntos relacionados ao Novembro Azul, campanha na prevenção ao Diabetes. Nesses cinco episódios em parceria com a Clínica Cen, conversamos com a endocrinologista Júlia Morales. O segundo episódio irá abordar o diagnóstico do Diabetes através dos seus sinais e sintomas.
É possível fazer o diagnóstico do Diabetes através dos seus sinais e sintomas?
Depende do tipo de Diabetes. No Tipo 1, que é a falência do pâncreas e não tem produção de insulina, o nível de glicose se torna muito elevado e por esse motivo, começa trazer sinais e sintomas: aumento da diurese, que é a quantidade de xixi, perda de peso, provoca mais sede devido a desidratação, muito cansaço, muita fadiga e aí sim, a gente levanta a hipótese que pode ser um Diabetes, bem provável.
Já o Diabetes Tipo 2, é uma doença silenciosa, traiçoeira e que o diagnóstico muitas vezes é através apenas de exames de sangue. E como se faz esse diagnóstico através do exame de sangue? É através da glicose de jejum, dando um nível acima de 126, através da curva glicêmica com um exame que a gente toma um líquido doce no laboratório e dosa de tempo em tempo para ver que pico que leva de açúcar ou através de um exame que chama hemoglobina glicada, que avalia a média do nível de açúcar nos últimos três meses. Então, o conjunto disso é que faz o diagnóstico do Diabetes Tipo 2, que muitas vezes é silencioso e não vai dar para saber. Por isso, é importante o check-up.
Confira o segundo episódio com a TV LEC:
Não viu o primeiro episódio da série Novembro Azul? Clique AQUI e veja!