O psicólogo Sebastião Santos fala sobre como diagnosticar situações que podem levar ao suicídio e como prevenir este ato
Estamos no mês de setembro e o Londrina Esporte Clube traz uma série com quatro episódios falando sobre assuntos relacionados ao Setembro Amarelo, campanha na prevenção ao suicídio. Nesses quatro episódios, conversamos com o psicólogo clínico Sebastião Santos, que é formado na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e é mestre em análise do comportamento. O segundo episódio da série irá falar sobre como diagnosticar situações que podem levar ao suicídio:
Como diagnosticar as situações que podem levar ao suicídio?
Para o psicólogo Sebastião Santos, os diagnósticos podem ser feitos por várias maneiras, desde falas sobre querer tirar a vida, não estar mais ali ou até mesmo deixar claro que preferia morrer, até gestos comuns do dia a dia, que a pessoa tem dificuldade em fazer, como: levantar da cama, comer ou até mesmo, tomar banho, além de choros constantes e muita irritabilidade. Caso detecte em alguma pessoa próxima, familiar ou até mesmo em você, procure uma ajuda profissional.
Confira o segundo episódio pela TV LEC:
Não viu o primeiro episódio da série Setembro Amarelo, clique AQUI e veja!