Últimas Notícias

Institucional

Setembro Amarelo: Episódio 02 – Como diagnosticar situações que podem levar ao suicídio

O psicólogo Sebastião Santos fala sobre como diagnosticar situações que podem levar ao suicídio e como prevenir este ato

Por Jefferson Bachega/ Londrina EC
segunda-feira, 19 de setembro de 2022
Setembro Amarelo: Episódio 02 – Como diagnosticar situações que podem levar ao suicídio

Estamos no mês de setembro e o Londrina Esporte Clube traz uma série com quatro episódios falando sobre assuntos relacionados ao Setembro Amarelo, campanha na prevenção ao suicídio. Nesses quatro episódios, conversamos com o psicólogo clínico Sebastião Santos, que é formado na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e é mestre em análise do comportamento. O segundo episódio da série irá falar sobre como diagnosticar situações que podem levar ao suicídio:

 

Como diagnosticar as situações que podem levar ao suicídio?

 

Para o psicólogo Sebastião Santos, os diagnósticos podem ser feitos por várias maneiras, desde falas sobre querer tirar a vida, não estar mais ali ou até mesmo deixar claro que preferia morrer, até gestos comuns do dia a dia, que a pessoa tem dificuldade em fazer, como: levantar da cama, comer ou até mesmo, tomar banho, além de choros constantes e muita irritabilidade. Caso detecte em alguma pessoa próxima, familiar ou até mesmo em você, procure uma ajuda profissional.

 

“O diagnóstico pode ser feito por vários comportamentos, então a gente observa o quê? Que uma pessoa que está passando por alguma situação de saúde mental e está pensando em suicídio, normalmente ela já irá relatar. Então ela irá relatar: ‘estou com vontade de morrer’, ‘eu não quero estar aqui’, ‘minha vida não é importante para os outros’, essas são as falas normalmente ditas, fora outras, tem diversas. Comportamentos normais que a gente faz diariamente, como por exemplo: levantar da cama, tomar banho, comer e dormir, essa pessoa pode apresentar dificuldades também. Normalmente são choros constantes, ela se sente cansada e desanimada em boa parte do tempo, ela também fica irritada e normalmente dentro desse ciclo, ela também pode ter uma impulsividade, que é quando a pessoa tenta o suicídio. Se você está percebendo que seu familiar, seu amigo, a pessoa que está do seu lado ou você mesmo, está passando por esse momento, busque ajuda profissional".

 

Confira o segundo episódio pela TV LEC:

 

 

 

Não viu o primeiro episódio da série Setembro Amarelo, clique AQUI e veja!

Mais Notícias do LEC
Newsletter
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades do LEC!
Patrocinadores
Parceiros