Superado pelo mesmo time que em 2022, campanha de 2023 tem mais vitórias em uma competição com mais equipes
Dos dias 02 a 05 de novembro, na cidade de São Bernardo do Campo-SP, na Arena Olímpica, o LEC Futmesa disputou o Campeonato Brasileiro por equipes da categoria 12 toques e fez uma campanha melhor que em 2022, apesar de cair na mesma fase e contra o mesmo time do ano anterior, o São Paulo, que em ambas competições, foi o campeão.
Com mais equipes do que em 2022, o Brasileiro foi dividido em três grupos, diferente do ano anterior que foram apenas dois. No Grupo B, o LEC Futmesa estreou contra o América-RJ, na quinta-feira (02) e venceu por 34 a 13. Na sequência, enfrentou um dos favoritos, o Palmeiras e sofreram o revés por 28 a 16.
Na sexta-feira (03), encararam o AABB – Caruaru-PE e conquistaram a segunda vitória na competição, por 28 a 19. Na partida seguinte, outra vitória, contra o Clube Cisplatina por 27 a 18. Encerrando o dia, foram superados pelo XV de Agosto por 28 a 19, ficando a 3ª colocação do grupo, mas avançando como um dos dois melhores terceiros colocados e na classificação geral, ficaram na 8ª colocação.
Nas quartas de final, um velho conhecido, o São Paulo. Atual campeão e equipe de melhor campanha na 1ª fase. Os jogos muito disputados, onde na primeira rodada, um empate em 6 a 6, demonstrou o que viria pela frente. Na sequência, vitória do Tubarão por 7 a 4. Na 3ª rodada, vitória do clube paulista por 7 a 4. E na última rodada, novo empate por 6 a 6. No final, o confronto ficou empatado em 23 a 23, como a melhor campanha na 1ª fase foi do São Paulo, o clube paulista avançou e ao final, se tornou bicampeão da competição.
Na categoria master, a equipe Alviceleste ficou na 8ª colocação geral.