A reumatologista Amanda Sodré explica o que é, os sintomas e os tratamentos para o lúpus
Estamos no mês de fevereiro e o Londrina Esporte Clube traz uma série com três episódios falando sobre assuntos relacionados ao Fevereiro Roxo, campanha de conscientização e combate da fibromialgia e lúpus. Em parceria com a Clínica Cen, conversamos com a reumatologista Amanda Sodré. No terceiro e último episódio, a Dra. Amanda Sodré fala sobre o que é o Lúpus, os sintomas e tratamentos.
O que é o Lúpus? Quais seus sintomas e tratamentos?
Manchas avermelhadas no rosto e no nariz, lembrando uma borboleta; a pele com uma sensibilidade exagerada à luz solar, causando até lesões; febre; alterações pulmonares; queda excessiva de cabelo e dor nas articulações são alguns dos sintomas do Lúpus Eritematoso Sistêmico, doença que pode ter origem hereditária, hormonal e ambiental.
A Sociedade Brasileira de Reumatologia estima que 65 mil pessoas no Brasil vivem com a doença, sendo que 35% deste total já apresentam comprometimento renal. As mulheres de 15 a 45 anos figuram como maioria das pessoas diagnosticadas com a doença, acredita-se que os hormônios femininos sejam a causa.
O Lúpus leva o sistema imunológico a perceber tecidos e órgãos, do próprio corpo, como “inimigos” a serem combatidos. Com isso, articulações, a pele, o cérebro, as células do sangue e os rins começam a ser afetados. É uma luta em que esses tecidos e órgão não conseguem se defender sozinhos e o tratamento é fundamental.
O diagnóstico é feito a partir dos sintomas e também por exames bem específicos. E existem quatro tipos de Lúpus:
É importante salientar que a alimentação, hábitos de vida saudáveis, e não fumar - além da medicação e acompanhamento médico - são essenciais para o controle da doença.
Confira o terceiro e último episódio na TV LEC:
Não viu o primeiro episódio da série Fevereiro Roxo? Clique AQUI e assista! Para ver o segundo episódio, clique AQUI!