A auxiliar terapêutica Kaisa Sanches falou sobre o quão é importante as informações sobre o autismo no mês de abril
Estamos no mês de abril e o Londrina Esporte Clube traz uma série com oito episódios falando sobre assuntos relacionados ao Abril Azul, mês da conscientização do Autismo. Em parceria com a Clínica TEAmo, conversamos com a psicóloga e terapeuta pelo Mind Institute, Micaely Cezar e com a auxiliar terapêutica em ABA, Kaisa Sanches. No segundo episódio, Kaisa Sanches comenta sobre a importância de se falar do Autismo em abril.
Qual a importância de em abril se falar do Autismo?
O mês de abril é conhecido como o mês da Conscientização do Autismo, uma iniciativa internacional que busca aumentar a conscientização e promover a inclusão e o entendimento da população sobre o TEA (Transtorno do Espectro do Autismo).
A celebração do Mês de Conscientização do Autismo deu início em 1970 nos Estados Unidos, com a criação do "Dia do Autismo" pelo Autism Society of America. Em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou oficialmente o dia 2 de abril como o "Dia Mundial de Conscientização do Autismo", e desde então, o mês inteiro tem sido dedicado em todo o mundo.
O objetivo é aumentar a conscientização sobre o autismo, promover a aceitação e a inclusão das pessoas com autismo na sociedade, e sensibilizar a população em geral sobre as necessidades, desafios e habilidades das pessoas com o diagnóstico e suas famílias. Durante o mês de abril, várias atividades são realizadas para aumentar a conscientização do autismo, como campanhas, palestras, eventos comunitários, arrecadações de fundos e campanhas nas mídias sociais.
O objetivo é envolver pessoas de todas as idades e áreas da sociedade, incluindo governos, empresas, organizações sem fins lucrativos, escolas, universidades e indivíduos. A conscientização é importante porque ajuda a reduzir o estigma e o preconceito associados ao autismo e pode levar a uma maior compreensão e inclusão das pessoas com TEA em todos os aspectos da vida, incluindo na educação, no emprego, no lazer e na vida social.
Confira o segundo episódio na TV LEC:
Não viu o primeiro episódio da série do Abril Azul? Clique AQUI e assista!