Elogiado por seu estilo ainda “boleiro”, Bala triunfou no comando do Londrina
O treinador Jair Félix da Silva, conhecido como Jair Bala chegou ao Londrina Esporte Clube para o ano de 1980. Ex-meia e ponta-esquerda, Jair foi ídolo no América Mineiro e teve grandes passagens por Flamengo e Palmeiras.
O técnico tinha seu jeito bem peculiar de conversar e trabalhar com seus atletas. Vários jogadores comentaram que Jair Bala tinha seu lado “boleiro”, mas como de um ex-jogador. Ele participava de rachões e também das concentrações nas vésperas de jogos.
O atacante Paulinho comentou que a chegada do treinador ajudou na formação daquele time que ficou para a história do Londrina Esporte Clube. “A chegada do Jair Bala, um cara conversador, ele ainda vivia o futebol, ele jogou muito, ouvi falarem muito dele e passou muitas coisas importantes para a equipe e o time foi se formando e fechando como uma família”, destacou o Canhão de Pinhal, como era conhecido o atacante.
Paulinho também lembrou de uma história do técnico Jair Bala. “No dia 13 de maio é comemorado do Dia da Lei Áurea, ele fez um treinamento de dois toques, com negros em um time e brancos em outro. Ele também participou do treinamento, por isso falo que ele ainda vivia o futebol, ele estava vivendo aquela expectativa de jogador e ele fazia coisas que não acreditávamos, pois ele era super amigo da gente, dava dura também, mas do todo, lembro dele brincalhão, que eu não fazia gol em lugar nenhum e que ele era o bom”, recordou Paulinho aos risos.
O zagueiro Gilberto falou sobre a lealdade do técnico Jair Bala, que criou um time unido. “Quando cheguei no Londrina, estava fora de forma e o Arenghi era o titular, o Jair falou que era para eu melhorar minha forma física e que teria uma chance. Um mês depois, tive minha chance, ele me colocou e disse que essa era a chance que estava esperando. Eu aproveitei e no final, conseguimos o título”, afirmou o zagueiro.
O seu companheiro de defesa, o zagueiro Fernando comentou que o treinador era uma pessoa formidável. “Por jogar no futebol paulista, já tinha ouvido falar do Jair Bala jogador, mas o conheci no Londrina. O Jair era um cara formidável, sensacional, porque ele conseguiu alinhar o trabalho dele dentro do campo como um bom treinador, pois quem jogou futebol sabe das coisas, ele conseguiu fazer uma união muito grande do grupo, ele levou muitas coisas na base da amizade, as brincadeiras que fazia, deixava o pessoal a vontade. Muita gente fala que ele era “boleirão”, não! Ele foi como acho que o técnico tem que ser. Nós o chamávamos de Bala, o Bala conseguiu unir o útil ao agradável”, lembrou o zagueiro Fernando.
Atualmente, Jair Bala tem 77 anos e mora em Belo Horizonte. Ele trabalha como comentarista de uma TV local e é considerado o maior ídolo da história do América Mineiro.
No começo de abril, Jair foi internado no Hospital Felício Rocho, na capital mineira. Na última segunda-feira (18), o América Mineiro publicou em suas redes sociais uma mensagem de força e para a recuperação do seu ídolo. Nós do Londrina Esporte Clube também estamos em oração pela recuperação do Jair Bala.