A psicóloga e terapeuta pelo Mind Institute, Micaely Cezar falou sobre um ponto importante no diagnóstico do Autismo
Estamos no mês de abril e o Londrina Esporte Clube traz uma série com oito episódios falando sobre assuntos relacionados ao Abril Azul, mês da conscientização do Autismo. Em parceria com a Clínica TEAmo, conversamos com a psicóloga e terapeuta pelo Mind Institute, Micaely Cezar e com a auxiliar terapêutica em ABA, Kaisa Sanches. No terceiro episódio, Micaely Cezar comenta sobre a intervenção precoce e a importância dela.
O que é a intervenção precoce? E por que é importante?
A intervenção precoce é de extrema importância para as crianças que apresentam atraso em seu desenvolvimento podendo ser observado através dos marcos esperados para a idade, ou já tendo o diagnóstico de Autismo, pois iniciando as estimulações com a idade precoce nesse período do desenvolvimento o cérebro é altamente plástico e maleável, através da neuroplasticidade cerebral podemos criar novas sinapses, diminuindo assim os atrasos que elas apresentam com as estimulações corretas baseadas em evidências cientificas.
No Brasil, entende-se por intervenção precoce, crianças que realizam o tratamento na primeira infância. É importante mencionar que o autismo não tem cura.
Confira o terceiro episódio na TV LEC:
Não viu o primeiro episódio da série do Abril Azul? Clique AQUI e assista! Para ver o segundo episódio, clique AQUI!